Exatamente no ano de 1895, as primeiras famílias italianas de, vindas dos municípios de Bento Gonçalves, Antonio Prado e Veranópolis, subiram por íngremes caminhos e se estabeleceram na localidade de Arroio das Pedras, onde hoje é a localidade de Linha Tigrinho Alto, marco inicial da colonização do município de Nova Bréscia, com suas atuais comunidades.
Já a cidade de Nova Bréscia teve seu início por volta de 1902, quando os primeiros colonizadores, italianos de nascimento, mais os brasileiros, ali chegaram. Nestas paragens só existiam mata e piquetes. Não foi fácil para a jovem comunidade de colonos se estabelecer. Esses pioneiros chegaram trazendo suas famílias e suas mudanças em cima de cavalos. Sofreram muito para construir suas casas de madeira, pois as tábuas eram serradas a mão. Não havia tijolos nem material de construção. Para comprar mantimentos não produzidos no local, era necessário deslocar-se a cavalo, por uma estrada cheia de curvas e íngremes ladeiras, até Arroio Grande, atual Encantado. Em 1906 chegavam mais colonizadores, entre eles que se somavam aos que já estavam no local, com o fim de explorar a terra, através da agricultura.
Com a confecção de um Monumento em homenagem aos imigrantes Italianos busca-se homenagear estes homens e mulheres que com bravura e determinação colonizaram estas terras, famílias que vieram da Itália com sonhos e esperanças de uma vida melhor.
Pela grande contribuição à cultura e ao progresso gerados na comunidade, entendemos oportuno e conveniente, preservar a memória de nossos ancestrais, através da confecção de um monumento que homenageie a história escrita por estes homens e mulheres, tornando este um marco indelével de uma saga heroica, da qual somos herdeiros.
O espaço escolhido para a instalação do monumento ao Imigrante Italiano é a bifurcação que liga as comunidades de Linha Tigrinho Alto e Tigrinho Baixo, marco da colonização Italiana no Município de Nova Bréscia.