Mês de conscientização de doenças como o Alzheimer, Fibromialgia e o Lúpus
O 'Fevereiro Roxo' é o mês de conscientização de doenças como o Alzheimer, Fibromialgia e o Lúpus. Essas doenças apresentam diferenças, mais tem algo em comum: são incuráveis. Realizar o diagnóstico precoce é um dos principais objetivos da campanha, que ajuda no controle dos sintomas e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
🟣ALZHEIMER
O sintoma que mais caracteriza o Alzheimer é a demência – distúrbio cerebral que leva à perda de qualidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Por volta de 6% cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
🟣FIBROMIALGIA E LÚPUS
As mulheres com idade entre 20 e 45 são mais acometidas pelo Lúpus. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, no Brasil existem mais de 65 mil pessoas com a doença. Em relação a Fibromialgia, o estudo “A prevalência da fibromialgia no Brasil” mostra que existem quatro milhões de pacientes no país, sendo entre eles de 75% a 90% das mulheres.
A campanha Fevereiro Roxo é uma forma de levar conscientização sobre essas doenças graves e sem cura para a população. Isto é, conhecendo a importância do diagnóstico precoce em casos como esses, é possível mostrar como a busca por um especialista ao perceber algum de seus sintomas é um grande diferencial.
🟣ALZHEIMER
O sintoma que mais caracteriza o Alzheimer é a demência – distúrbio cerebral que leva à perda de qualidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Por volta de 6% cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
🟣FIBROMIALGIA E LÚPUS
As mulheres com idade entre 20 e 45 são mais acometidas pelo Lúpus. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, no Brasil existem mais de 65 mil pessoas com a doença. Em relação a Fibromialgia, o estudo “A prevalência da fibromialgia no Brasil” mostra que existem quatro milhões de pacientes no país, sendo entre eles de 75% a 90% das mulheres.
A campanha Fevereiro Roxo é uma forma de levar conscientização sobre essas doenças graves e sem cura para a população. Isto é, conhecendo a importância do diagnóstico precoce em casos como esses, é possível mostrar como a busca por um especialista ao perceber algum de seus sintomas é um grande diferencial.
Data de publicação: 07/02/2024