Ações ocorrem no centro e interior
As Agentes Comunitárias de Saúde e Endemias passarão por ruas e moradias do centro para averiguar locais com acúmulo de água parada e possíveis larva do mosquito. Pede-se para que a população receba bem as equipes pois será uma visita de rotina e prevenção.
O objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água. A ação ocorrerá durante todo o dia.
Também está programado no mesmo dia a aplicação do BTI, que é um larvicida biológico, seguro, eficaz e não tóxico utilizado para o controle da população dos borrachudos, eliminando-os ainda na fase de larvas, quando vivem em lagos e riachos, principalmente fixados em substratos e rochas localizados nas margens e leito.
Cada comunidade do interior do município terá aplicadores voluntários de BTI, que receberão o produto e as orientações para realizar a aplicação em riachos e córregos de sua localidade.
Data de publicação: 03/01/2024