O pátio da Igreja Matriz São João Batista de Nova Bréscia foi o local escolhido pela paróquia para a construção do Capitel Assunta Marchetti. A obra foi idealizada pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Scalabrinianas, congregação da qual Madre Assunta foi a primeira irmã no Brasil.
Segundo a Irmã Terezinha Zambiasi, bresciense que pertence à Congregação das Irmãs Scalabrinianas, a construção do capitel tem a intenção de homenagear Madre Assunta, agradecer pelo que ela fez em Nova Bréscia e proporcionar aos fiéis um local para pedir e agradecer às graças concedidas pela beata.
Segundo Irmã Teresinha, Nova Bréscia foi a cidade em que Madre Assunta permaneceu por mais tempo no Rio Grande do Sul. Ela teve breves passagens por Bento Gonçalves e Farroupilha, mas foi em Nova Bréscia que permaneceu por quase dois anos, entre 1919 e 1921.
As Irmãs Scalabrinianas têm como meta, auxiliar os imigrantes, assim, Madre Assunta veio para o Brasil a convite de seu irmão, Padre Marchetti, para ajudar com os filhos dos imigrantes. Ela trabalhou quase toda a sua vida no Orfanato Cristóvão Colombo de Vila Prudente, em São Paulo, que acolhia especialmente filhos de imigrantes. Sua passagem pelo Rio Grande do Sul teve o mesmo objetivo. Em Nova Bréscia, encontrou um local que precisava de auxílio tanto na parte educacional como espiritual. Assim, começou a implantação da escola, bem como auxiliou a comunidade em diversas outras áreas.
Para Irmã Terezinha, o Capitel Madre Assunta será um marco na história da Beata, devendo receber fiéis de toda o país e até mesmo de representantes das Irmãs Scalabrinianas, da Itália. O capitel foi desenhado, tendo como referência a arquitetura da Igreja Matriz, da torre e da Casa Paroquial, integrando de forma harmônica a nova construção. Detalhes nos pilares e chão vão levar pedra basalto, uma característica marcante da Igreja Matriz.
Já a imagem de Madre Assunta Marchetti está sendo confeccionada por um escultor italiano, em Roma. Foi encomendada pela Congregação das Irmãs Scalabrinianas e deve chegar ao Brasil no final do mês de novembro.
Os custos da obra ainda não foram calculados, mas o valor de R$ 50 mil, já está disponível, doado por Ida Zambiasi (in memoriam). A obra deverá estar pronta até o final do ano quando uma festa de inauguração será organizada.