Na UBS você conta com as seguintes ações de promoção, prevenção e tratamento:

  • Acolhimento;

  • Acolhimento/avaliação da mãe-bebê após alta na maternidade;

  • Cadastramento individual e domiciliar;

  • Assistência de enfermagem, médica, odontológica e multiprofissional;

  • Visita domiciliar;

  • Controle do tabagismo, álcool e outras drogas;

  • Atenção à saúde da gestante, criança, adolescente, mulher, homem e idoso;

  • Acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF);

  • Acompanhamento de doenças crônicas, incluindo hipertensão e diabetes;

  • Acompanhamento e tratamento de hanseníase e tuberculose;

  • Teste diagnóstico, tratamento e acompanhamento de dengue, zika, febre amarela e outras viroses (transmissíveis por vetores – mosquitos);

  • Curativos, retirada de pontos, troca de sondas, suturas e pequenos procedimentos;

  • Planejamento familiar, colocação de DIU, entrega de preservativos (masculinos e femininos) e contraceptivos;

  • Teste rápido de gravidez e acompanhamento do pré-natal;

  • Vacinação;

  • Confecção de Cartão SUS;

  • Entrega de medicamentos e insumos básicos;

  • Prevenção, aconselhamento, testagem e tratamento de HIV/ Aids, Hepatites, Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

  • Rastreamento de câncer de colo de útero e mama;

  • Administração de medicamentos e nebulização, entre outras ações e serviços;

  • Saúde mental;

  • Saúde bucal;

  • Atendimento de pequenas urgências, como febre, dor de ouvido, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor de barriga, enjoo e vômitos, diarreia, problemas com a amamentação, palpitação, mal estar, pequenos ferimentos, pressão alta, diabetes, pequenas queimaduras, mordedura ou arranhadura de animal, picada de insetos, urticária, unha encravada, troca de curativo, fraqueza, tremores, retirada de pontos, problemas com colesterol, problemas com álcool ou outras drogas, problemas menstruais, suspeita de gravidez, violência doméstica, ansiedade, depressão, suspeita de dengue, inchaço, e outros problemas que não colocam sua vida em risco.

Observação: Em casos de emergência que colocam a sua vida em risco, como infarto, derrame, fraturas, acidentes de trânsito, ferimentos graves, quedas de alturas, convulsão, perda da consciência, trabalho de parto, grandes sangramentos, você deve procurar imediatamente uma Unidade de Emergência (Hospitais) ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

O acolhimento em qualquer Unidade Básica de Saúde está garantido a todo cidadão. Você será acolhido por um profissional da equipe, que ouvirá seu relato de queixas ou necessidade de informações e, a partir disso, será avaliada a necessidade de atendimento imediato (casos agudos e de maior gravidade), procedimentos, vacinação, agendamento (para residentes na área de abrangência da equipe/unidade) ou referenciamento à unidade de saúde responsável pelo território de residência do usuário.

Ações como consultas, cadastro, visitas domiciliares, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão, acompanhamento do pré-natal, são realizadas pela sua equipe de referência. Assim, é necessário ser morador da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

  • Documento oficial de identificação com foto;

  • Cartão Nacional do SUS (Cartão SUS);

  • Recomenda-se levar o comprovante de residência;

PRINCIPAIS ETAPAS DO SERVIÇO:

  • Identificação na recepção;

  • Atendimento de enfermagem no momento da chegada, com avaliação de necessidades. Você será acolhido por um profissional da equipe, que ouvirá seu relato de queixas ou necessidade de informações e, a partir disso, será avaliada a necessidade de atendimento imediato (casos agudos e de maior gravidade), orientações, renovação de receitas, curativos, vacinas, realização do cartão SUS, procedimentos;

  • Se necessário, encaminhamento para consulta médica no dia ou agendamento.

  • O agendamento de consultas para atendimento clínico pode ser realizado presencialmente na recepção ou via telefone (51 3757-1435).

As prioridades de atendimento são respeitadas conforme condição aguda de agravamento, idosos, crianças e gestantes. O Cadastro na Unidade é condição para o acompanhamento, mas não deve limitar o atendimento do cidadão.

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Todo paciente é avaliado na chegada para identificação das necessidades. O tempo de espera máximo para atendimento clínico e odontológico é de 2 horas. Os demais são imediatos ou agendados.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO COM OS USUÁRIOS:

  • Presencialmente;

  • Através de visitas das Agentes Comunitárias de Saúde;

  • Mídias sociais (Site institucional e Facebook da Prefeitura Municipal de Nova Bréscia e Facebook da UBS/ESF de Nova Bréscia);

  • Rádio comunitária;

  • Jornais;

  • Folders;

  • Banners;

Responsável e Horários

Marino Deves

Contato:

  secsaude@novabrescia.rs.gov.br

  (51) 3757-1577   Ramal: S/N

Horários de atendimento:

Das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Endereço

  Rua Sete de Setembro, 360  Bairro: Centro
    Nova Bréscia/RS